
Jupiter é o maior planeta do sistema solar , tanto em diâmetro quanto em massa, e é o quinto mais próximo do Sol. Possui menos de um milésimo da massa solar, contudo tem 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto. É um planeta gasoso , junto com Saturno, Urano e Netuno. , e são os quatro gigantes gasosos, isto é, que não são compostos primariamente de matéria sólida.
​
Júpiter é composto principalmente de hidrogénio, sendo um quarto de sua massa composta de hélio, embora o hélio corresponda a apenas um décimo do número total de moléculas. O planeta também pode possuir um núcleo rochoso composto por elementos mais pesados, embora, como os outros planetas gigantes, não possua uma superfície sólida bem definida. Por causa de sua rotação rápida, de cerca de dez horas, ele possui o formato de uma esfera oblata (ele possui uma suave, mas percetível saliência em torno do equador). Sua atmosfera externa é visivelmente dividida em diversas faixas, em várias latitudes, resultando em turbulência e tempestades nas regiões onde as faixas se encontram. Uma dessas tempestades é a Grande Mancha Vermelha, uma das características visíveis de Júpiter mais conhecidas e proeminentes, cuja existência data pelo menos do século XVII. Quando foi pela primeira vez avistada com telescópio, com ventos de até 650 km/hr e um diâmetro transversal duas vezes maior do que a Terra.
​
Júpiter é observável da Terra a olho nu, com uma magnitude aparente máxima de -2,94, sendo no geral, o quarto objeto mais brilhante no céu, depois do Sol, da Lua e de Vênus embora, por vezes, Marte também fique mais brilhante do que Júpiter. O planeta era conhecido por astrónomos.